Este volume pretende debater esta singular situação mundial que, como uma tempestade, modificou repentinamente o mundo e a nossa vida pessoal – a crise do coronavírus. Não pode e não pretende discutir todas as questões, que são muitas e variadas. Quem seria já capaz disso? Limita-se a questões existenciais que nos afetam, enquanto seres humanos, enquanto cristãos e na nossa condição de Igreja.
Os coordenadores e cada um dos autores da coletânea – Bruno Forte, Mark-David Janus, Tomáš Halík –, escreve a partir da sua experiência pessoal das últimas semanas e dos últimos meses (da primeira fase da pandemia), a partir de uma perspetiva cristã das coisas e em nome próprio.
Os autores comungam do facto de se distanciarem de teorias extremas e sem sentido, como a da utopia, segundo a qual, após a crise, pode reinventar-se o ser-Igreja e a Igreja. Os contributos compreendem a crise no sentido em que o papa Francisco a exprime no Prefácio.
Interpretar e, sobretudo, continuar a refletir sobre as consequências do coronavírus na Igreja é a proposta dos cinco autores no novo livro “Demolição e reconstrução – Tempo de crise gravado na nossa memória”.
«É meu desejo e minha esperança que as reflexões teológicas contidas neste pequeno volume (…) conduzam à reflexão e suscitem em muitas pessoas uma nova esperança e uma nova solidariedade. Como fez com os dois discípulos no caminho de Emaús, também no futuro o Senhor nos acompanhará ao longo do caminho com a sua Palavra e, partindo o Pão eucarístico, nos dirá: “Não tenhais medo! Eu venci a morte”», escreve o papa Francisco na conclusão do prefácio a esta obra.
“O coronavírus como interrupção: demolição e edificação” (Walter Kasper, coorganizador), “A fé no Deus de Jesus Cristo e a pandemia” (Bruno Forte), “Dar testemunho da vida num mundo mortal” (George Augustin, coorganizador), “Experimentando o Covid-19, em Nova Iorque” (Mark-David Janus) e “A pandemia como experiência ecuménica. A pandemia: um lado obscuro da globalização” (Tomáš Halík) são os títulos e autores dos textos, dos quais oferecemos duas passagens, extraídas da reflexão do padre e teólogo checo.
Boa leitura
Ficha Técnica:
Título: Demolição e reconstrução – Tempo de crise gravado na nossa memória.
Organizadores: Walter Kasper, George Augustin
Editora: Paulinas
Páginas: 104
ISBN: 978-989-673-763-4
Fonte: IMISSIO