Igreja da Afurada reabilitada

A requalificação da Igreja Velha da Afurada está concluída, após uma intervenção “desenhada” pelo arquiteto Octávio Alves, da Câmara Municipal de Gaia. A obra contou com o apoio financeiro da autarquia, através de um protocolo de colaboração, à fábrica da Igreja Paroquial da Afurada.

Para assinalar a conclusão da intervenção, o dia 4 de julho ficou marcado por uma cerimónia de bênção de Igreja, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda. Um momento simbólico em plena semana que seria de celebração das festas em honra ao S. Pedro, o santo padroeiro da Afurada, mais uma vez canceladas devido ao atual quadro pandémico.

Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que a Afurada “é uma das freguesias mais especiais do nosso país e do nosso concelho”, tendo considerado a intervenção agora concluída “uma dádiva às pessoas da Afurada”. Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal exortou a população afuradense a continuar a preservar a sua identidade e os seus valores. “Um muito obrigado às gentes da Afurada pela inspiração que são todos os dias”, conclui.

Finda a cerimónia, a imagem do S. Pedro seguiu numa viatura dos Bombeiros Sapadores de Gaia para o recinto onde foi, de seguida, celebrada uma missa campal, também ela presidida por D. Manuel Linda.

Fonte: Jornal Diário Terras de Gaia