Oiço alguém à porta!

Há dias em que me sinto longe, meio perdido e mais vazio do que o habitual. Talvez porque abrando e me deparo com um eu sem os artifícios e as artes de fuga mais comuns no meu quotidiano. O mundo dá-me tréguas por algum tempo e eis que sinto o desassossego que me acompanha todas … Ler mais

Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José

A liturgia deste domingo propõe-nos a família de Jesus, como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares… As leituras fornecem indicações práticas para nos ajudar a construir famílias felizes, que sejam espaços de encontro, de partilha, de fraternidade, de amor verdadeiro. O Evangelho (Mt 2,13-15.19-23) apresenta uma catequese sobre Jesus e a missão que o … Ler mais

Urbi et Orbi Natal 2022

Hoje como há dois mil anos Jesus, a luz verdadeira, vem a um mundo achacado de indiferença que não O acolhe; antes, rejeita-O como acontece a muitos estrangeiros, ou ignora-O como fazemos nós muitas vezes com os pobres. Hoje não nos esqueçamos dos numerosos deslocados e refugiados que batem à nossa porta: disse o Papa … Ler mais

O simples não é fácil

A vida é simples, mas não é fácil. O amor é simples, mas não é fácil. A felicidade é simples, mas não é fácil. Por vezes, complicamos o que é simples na tentativa de o tornar mais fácil, mas acabamos por colocar camadas e camadas em cima de algo que acaba por ficar escondido. Em … Ler mais

Solenidade do Natal do Senhor

A liturgia deste dia convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na incarnação de Jesus… Ele é a “Palavra” que Se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “filhos de Deus”.  A primeira leitura (Is 52,7-10) anuncia … Ler mais

Rezamos pelas JMJ Lisboa 2023

Ao dia 23 de cada mês, reza a oração oficial das JMJ. Nossa Senhora da Visitação, que partistes apressadamente para a montanha ao encontro de Isabel, fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam para lhes levarmos o Evangelho vivo: Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor! Iremos apressadamente, sem distração nem demora, … Ler mais

«O portinho da fraternidade»

Era uma vez um velho rei que queria conhecer melhor a alma do seu povo e decidiu percorrer o país, vestido com umas pobres roupas de lavrador para que ninguém o conhecesse. Ao chegar a uma aldeia da planície, palmilhou algumas ruelas e estranhou que as pessoas o olhassem com algum desdém e lhe virassem … Ler mais

Domingo IV do Advento

A liturgia deste domingo diz-nos, fundamentalmente, que Jesus é o “Deus-connosco”, que veio ao encontro dos homens para lhes oferecer uma proposta de salvação e de vida nova. Na primeira leitura (Is 7,10-14), o profeta Isaías anuncia que Jahwéh é o Deus que não abandona o seu Povo e que quer percorrer, de mãos dadas com … Ler mais

O bom arrependimento salva-nos

Decidir é arriscado. Mas sempre que falhamos devemos aprender alguma coisa. Não deves ser ingénuo e sentir-te culpado pelas tuas decisões. No entanto, és responsável pela forma como decides. Pensas o suficiente? Pesas com cuidado todas as dimensões em causa e exploras as opções ao teu dispor? Mesmo que seja mesmo boa, a intenção não … Ler mais

Domingo III do Advento

A liturgia deste domingo lembra a proximidade da intervenção libertadora de Deus e acende a esperança no coração dos crentes. Diz-nos: “não vos inquieteis; alegrai-vos, pois a libertação está a chegar”.A primeira leitura (Is 35, 1-6a.10) anuncia a chegada de Deus, para dar vida nova ao seu Povo, para o libertar e para o conduzir, … Ler mais