O fermento

No tempo de Jesus…não havia padarias. O pão era um alimento que as mulheres faziam nas suas casas. Para o fazerem usavam farinha e fermento. Junto ao mar num barco atracado… Jesus conta-nos esta parábola. Na praia uma multidão escutava-o avidamente. Tudo à volta parecia sem sentido e as palavras de Jesus eram vida nova…que … Ler mais

Solenidade da Ascensão

A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final de um caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, em comunhão com Deus. Sugere, também, que Jesus nos deixou o testemunho e que somos agora nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projecto libertador de Deus … Ler mais

Pensa que amanhã será mais difícil

Se uma qualquer desgraça se abateu sobre ti e com ela lutas a cada dia, então, talvez seja bom não julgares que a vencerás hoje. Aquele que assume que a guerra durará, não perde tempo nem ânimo com as desilusões que lhe causam as vãs esperanças. Se hoje o teu dia é bom, então talvez … Ler mais

«Os primeiros lugares»

Se tivéssemos vivido na mesma época em que Jesus viveu…teria sido maravilhoso ouvi-lo contar as suas histórias… a bíblia diz-nos que Jesus gostava muito de estar perto das crianças e de lhes falar. A história que hoje vamos escutar foi contada durante um banquete num sábado. Neste dia da semana era comum as reuniões sociais … Ler mais

VI Domingo da Páscoa

Na liturgia deste domingo sobressai a promessa de Jesus de acompanhar de forma permanente a caminhada da sua comunidade em marcha pela história: não estamos sozinhos; Jesus ressuscitado vai sempre ao nosso lado. No Evangelho, (Jo 14,23-29) Jesus diz aos discípulos como se hão-de manter em comunhão com Ele e reafirma a sua presença e a sua … Ler mais

O amor és tu

As pessoas querem viver em paz e ser felizes, mas não estão dispostas a fazer o que é preciso para que isso aconteça. Ou seja, são os outros que devem mudar, não eu. Somos críticos e pessimistas ao ponto de julgarmos que não conseguimos alterar o mundo sozinhos, mas, depois, nem a nossa ínfima parte … Ler mais

O terrível vírus do racismo

Era uma vez uma menina muito alegre e simpática. Tinha um tom de pele moreno, pois o pai era negro e a mãe branca. Sentia-se muito feliz pois toda a gente dizia que era muito querida e bonita pois herdara a bondade, a inteligência e a beleza de duas raças diferentes e isso tornara-a muito … Ler mais

Domingo V do Tempo Pascal

O  tema  fundamental  da  liturgia  deste  domingo  é  o  do  amor:  o  que  identifica  os seguidores de Jesus é a capacidade de amar até ao dom total da vida. No Evangelho (Jo 13,31-33a.34-35), Jesus despede-Se dos seus discípulos e deixa-lhes em testamento o “mandamento novo”: “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei”. É nessa entrega radical da … Ler mais

Qual é o significado da tua vida?

Como chegaste a ser quem és? Para onde queres ir? Já estás a caminho? É importante que assumas que este mundo é teu. Tens o direito absoluto de estar aqui. Tens também dever de te dedicar a algo mais do que apenas passar o teu tempo a sobreviver. As tuas ações podem ter um enorme … Ler mais

Domingo IV do Tempo Pascal

Este Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe.  O Evangelho (Jo 10,27-30) apresenta … Ler mais