XXXI Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo convida-nos a contemplar o quadro do amor de Deus. Apresenta-nos um Deus que ama todos os seus filhos sem excluir ninguém, nem sequer os pecadores, os maus, os marginais, os “impuros”; e mostra como só o amor é transformador e revivificador. Na primeira leitura (Sab 11,22-12,2) um “sábio” de Israel explica … Ler mais

Por onde se vai para o céu?

É tão importante saber onde é como saber qual o caminho para lá chegar. Depois, e uma vez que não deve ser uma viagem fácil, que forças serão precisas para vencer as dificuldades desse percurso? Talvez haja no céu espaço para todos, mas será que todos lá querem chegar? Pelo caminho que é preciso fazer? … Ler mais

Jovens da Afurada e Canidelo PREPARADOS para as JMJ2023

Decorreu entre os dias 2 e 6 outubro, a Peregrinação dos Símbolos na Vigararia Gaia Norte, tendo sido rececionados pelos Jovens de Afurada e Canidelo no dia 2 outubro, nesse mesmo dia seguiram para o Santuário do Monte da Virgem, e ao fim do dia para Espinho-Ovar. No dia 2 outubro, após a travessia fluvial … Ler mais

Inscrições abertas para a JMJ Lisboa 2023

O Papa Francisco inscreveu-se ontem, no decorrer da recitação do Angelus na Praça São Pedro no Vaticano, em Roma, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, marcando assim a abertura das inscrições para o encontro. O Papa Francisco é assim o primeiro peregrino a inscrever-se no maior encontro de jovens de todo o mundo com o … Ler mais

Que a minha vida seja amor

O amor não é uma emoção, não resulta de algo estranho a mim, não tem origem numa seta de um qualquer cupido que me atinge e submete. O amor não é um sentimento, é um compromisso. Amar é decidir seguir um caminho de abnegação e muito trabalho. Lutar contra o egoísmo natural que existe em … Ler mais

Rezamos pelas JMJ Lisboa 2023

Ao dia 23 de cada mês, reza a oração oficial das JMJ. Nossa Senhora da Visitação, que partistes apressadamente para a montanha ao encontro de Isabel, fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam para lhes levarmos o Evangelho vivo: Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor! Iremos apressadamente, sem distração nem demora, … Ler mais

Mensagem Papa Francisco Dia Mundial das Missões

Para ilustrar o tema o Papa se detem em três expressões-chave que resumem os três alicerces da vida e da missão dos discípulos: “Sereis minhas testemunhas”, “até aos confins do mundo” e “recebereis a força do Espírito Santo”. Iniciando sua reflexão sobre estes três pontos, “Sereis minhas testemunhas” – A chamada de todos os cristãos … Ler mais

XXX Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo ensina-nos que Deus tem uma predileção pelos humildes e pelos pobres, pelos marginalizados; ensina-nos, também, que são estes, no seu despojamento, na sua humildade, na sua finitude (e até no seu pecado), que estão mais perto da salvação, pois são os mais disponíveis para acolher o dom de Deus. A primeira … Ler mais

«PARA, ESCUTA E OLHA… »

Era uma vez um jovem que ouviu dizer que uma velhinha que vivia na floresta guardava o segredo da felicidade. Decidiu, então, ir ter com ela e pedir-lhe que o ajudasse a ser feliz pois era rico, tinha uma vida muito ocupada, alcançara muito sucesso no seu trabalho, mas não se sentia satisfeito nem realizado. … Ler mais

XXIX Domingo do Tempo Comum

A Palavra que a liturgia de hoje nos apresenta convida-nos a manter com Deus uma relação estreita, uma comunhão íntima, um diálogo insistente: só dessa forma será possível ao crente aceitar os projetos de Deus, compreender os seus silêncios, respeitar os seus ritmos, acreditar no seu amor. O Evangelho sugere que Deus não está ausente … Ler mais