Domingo I do Advento

A liturgia deste domingo apresenta um apelo veemente à vigilância. O cristão não deve instalar-se no comodismo, na passividade, no desleixo, na rotina, na indiferença; mas deve caminhar, sempre atento e vigilante, preparado para acolher o Senhor que vem e para responder aos seus desafios. A primeira leitura convida os homens – todos os homens, de todas … Ler mais

Não fiques à espera da primavera!

Devemos procurar a felicidade em todos os momentos, não apenas nos que parecem mais propícios. Nos outonos e invernos da nossa vida há muito mais que fazer do que simplesmente esperar pelo tempo que chamamos bom. Tempo bom é o que não desperdiçamos. Em tudo há uma beleza única à espera de ser encontrada. Muitas … Ler mais

Rezamos pelas JMJ Lisboa 2023

Ao dia 23 de cada mês, reza a oração oficial das JMJ. Nossa Senhora da Visitação, que partistes apressadamente para a montanha ao encontro de Isabel, fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam para lhes levarmos o Evangelho vivo: Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor! Iremos apressadamente, sem distração nem demora, … Ler mais

De onde vem a fé

Será que há um Deus capaz de dar fé a uns, mas a outros não? Será que somos nós que devemos inventar aquilo em que acreditamos a partir do nada? Se Deus me batesse à porta será que eu abriria a porta? Será que escolheria acreditar que quem estava a chamar-me não era Ele? Afinal, … Ler mais

A Senhora da solidariedade

Era uma vez uma senhora que vivia sozinha numa casa modesta nas periferias da cidade. Como era filha única, preferira não casar para ter mais disponibilidade para cuidar dos pais idosos e, apesar da vida dura que levara até à sua partida, não havia quem não lhe conhecesse o seu sorriso terno e paciente e … Ler mais

Domingo XXXIII do Tempo Comum

A liturgia deste domingo reflete sobre o sentido da história da salvação e diz-nos que Deus nos conduz para o novo céu e a nova terra da felicidade plena, da vida definitiva. Esta certeza deve ser o horizonte que os nossos olhos contemplam em cada dia da nossa caminhada neste mundo para fazer nascer em … Ler mais

VI Dia Mundial do Pobre

Neste domingo, 13, a Igreja celebra o Dia Mundial dos Pobres. Iniciativas em todo o mundo fazem valer as palavras do Papa Francisco no auxílio aos menos favorecidos. No cerne da mensagem para a data deste ano, o Papa recorda que o apóstolo Paulo dirige-se aos cristãos de Corinto para fundamentar o seu compromisso de solidariedade … Ler mais

O que fazes ao que recebes?

Aquilo que somos depende do que fazemos com o que recebemos. A nossa primeira responsabilidade será a de estarmos atentos a quem nos rodeia e a tudo aquilo que faz parte das nossas circunstâncias a cada hora. Devemos estar concentrados na procura de todas as bondades e belezas que podem alimentar a nossa vida, mas … Ler mais