XVII Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo convida-nos a refletir nas nossas prioridades, nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. Sugere, especialmente, que o cristão deve construir a sua vida sobre os valores propostos por Jesus. A primeira leitura (1 Reis 3,5.7-12) apresenta-nos o exemplo de Salomão, rei de Israel. Ele é o protótipo do homem … Ler mais

A fé é o princípio da felicidade

Há uma diferença fundamental entre os que vivem com medo e os que vivem felizes: a forma como encaram o seu futuro. Quem tem medo fecha-se e prepara-se para o sofrimento que julga certo. Os que vivem felizes acreditam sempre que algo de bom virá a seguir, mesmo que estejam no meio de uma tempestade … Ler mais

XVI Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste Domingo convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem não interessa a marginalização do pecador, mas a sua integração na comunidade do “Reino”; e convida-nos, sobretudo, a interiorizar essa “lógica” de Deus, deixando que ela marque o olhar que lançamos sobre o mundo e sobre os homens. A … Ler mais

Viver é nascer e morrer a cada dia

A vida não é uma fuga nem uma procura, é uma viagem. As mudanças são parte essencial do que somos. Ser é mudar. Que bom seria se fosse sempre para melhor. Nenhuma hora das nossas vidas pode ser vivida duas vezes. Cada existência é preciosa também porque é um conjunto único de momentos irrepetíveis. As … Ler mais

XV Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste Domingo do Tempo Comum convida-nos a tomar consciência da importância da Palavra de Deus e da centralidade que ela deve assumir na vida dos crentes. A primeira leitura garante-nos que a Palavra de Deus é verdadeiramente fecunda e criadora de vida. Ela dá-nos esperança, indica-nos os caminhos que devemos percorrer e dá-nos … Ler mais

«O ponto de equilíbrio»

Era uma vez uma senhora que era admirada por todos porque era muito bondosa, humilde e simpática. Não havia ninguém que não se questionasse como é que era possível ela ser tão simples e tão sábia e, sobretudo, ser tão serena na sua maneira de ser e estar no dia a dia, pois nunca a … Ler mais

Não esperes que te agradeçam

A ingratidão é uma das formas mais comuns de orgulho magoa muitas pessoas que, tendo feito o bem a alguém, acabam por se sentir traídas por esses a quem as suas obras beneficiaram. Há pessoas que só não são ingratas nas oportunidades em que o que querem é obter ainda mais favores. A verdade é … Ler mais

XIV Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo ensina-nos onde encontrar Deus. Garante-nos que Deus não Se revela na arrogância, no orgulho, na prepotência, mas sim na simplicidade, na humildade, na pobreza, na pequenez. A primeira leitura (Zac 9,9-10) apresenta-nos um enviado de Deus que vem ao encontro dos homens na pobreza, na humildade, na simplicidade; e é dessa … Ler mais

“Por uma vida eucarística” – O vídeo do Papa 7 – julho 2023

Rezemos para que os católicos ponham no centro da vida a celebração da Eucaristia, que transforma em profundidade as relações humanas e dispõe ao encontro com Deus e com os irmãos. Papa Francisco – Julho 2023 Se ao sair da missa estás como entraste, alguma coisa não funciona.A Eucaristia é a presença de Jesus, é … Ler mais

Ó Deus, livra-me de mim

Encontro-me muitas vezes sem grande esperança nem coragem para enfrentar o amanhã. Vejo o mundo a partir de mim, como se eu fosse o centro de tudo o que existe. Por causa disso, sinto uma ansiedade crescente face a tudo o que pode acontecer, porque, afinal, me parece que não posso contar senão comigo próprio, … Ler mais