Compasso Pascal

O Compasso Pascal é uma tradição Cristã que consiste na visita de casa em casa na Paróquia com a Cruz de Cristo, para celebrar e anunciar a Ressurreição de Jesus Cristo.

A Paróquia da Afurada associa-se a esta tradição todos os anos. Este ano 2023, saíram as Cruzes da Igreja Matriz que percorreram as ruas da Afurada e suas casas, em algumas entraram nas que manifestaram a vontade de receber a visita de Jesus Cristo Ressuscitado no dia de Páscoa, noutras não manifestando a vontade a Cruz à sua porta passou.

Na Igreja Matriz o dia de Páscoa iniciou com a Eucaristia.

Terminada a cerimónia, os grupos com Cruzes saíram para as ruas da Afurada, para nelas percorrerem a anunciarem a Ressurreição de Jesus Cristo, ao som das campainhas que vão tocando a avisar as pessoas que a Cruz está próxima. Quando entram nas casas, o Ministro da Cruz profere a Oração da pagela da Visita Pascal e é dada a beijar a Cruz. Em algumas casas é levada também a esperança, perante situações de sofrimento por que passam quem lá mora. Há emoção com a chegada da Cruz, sinal de que este dia é especial para as famílias, e é em família que Jesus Cristo Ressuscitado é acolhido.

No fim do compasso, cada elemento regressou a sua casa, para conviverem também esta quadra festiva de Alegria e Júbilo em família.

Para encerrar o dia, reuniram-se novamente na Igreja Matriz, sendo celebrada a Eucaristia de encerramento pelo Padre José Maria.

“Obrigado, e para o ano não deixem alguém ocupar o vosso lugar”.

“Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente. Aleluia, aleluia!”